O Maine Coon

Nativo dos Estados Unidos, o maine coon é a maior raça de gato conhecida no mundo. É um gato robusto com pelo semi longo e impermeável, alem do tamanho outra característica marcante deles é a presença de tufos de pelo na ponta das orelhas. Os machos podem chegar a 11kg e as fêmeas ate 7kg, o comprimento varia, mas pode chegar a 120cm da ponta do nariz a ponta da cauda. Estes gatos levam tempo para amadurecer, chegando ao seu magnífico tamanho por volta do 3 ano de vida.

Não se sabe ao certo a origem da raça, só que ela é a mais antiga da America do norte, e que foi descoberta no estado do Maine. Algumas teorias dizem que ele é proveniente do cruzamento de um guaxinim (raccoon em inglês) com um gato domestico, isso seria biologicamente impossível, mas essa historia pode ter sido responsável pela adoção do nome MAINE COON . Outra teoria é de que ele descende de gatos escandinavos trazidos pelos vickings.


O maine coon normalmente é um gato saudável, e pode chegar aos seus 12 anos muito tranquilamente. 
As ameaças mais graves a saúde do gato é a cardiomiopatia hipertrófica felina (HCM) e Atrofia muscular espinhal (SMA), é possivel detectar a mutação dos gens que causam essa condiçoes , por isso a importancia da seleção genetica dos animais “para excluir” essas doenças da linha genetica do maine. Pais com exames laboratoriais negativos para HCM e SMA geram filhos negativos. Fonte : Wikipedia e Guia completo de gatos de raça desenvolvido pela Premier Pet ®.

Somos Associados:

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus